sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Países, culturas e famílias

Salut!

Bem, é o seguinte: aqui estou eu, sentada confortavelmente, escutando "Now and Forever" de Jimmy Cliff, lembando da minha mãe que está longe, no Brasil, fazendo o doutorado dela em Antropologia na 'cidade maravilhosa'. Óbvio que não estou ao prantos (embora o ritmo lento e a melodia melosa incentivem essa comoção), tenho 27 anos, não sou nenhuma criança.

Ora bem, permitam que eu me apresente. Meu nome é Filipa Vanessa Noura e Castro, nasci em Belém, Lisboa, Portugal. Na terrinha vivi na Reboleira (minha primeira morada), em Carnaxide, em Paço d'Arcos. Depois mudei, fui para a Suíça (terra do meu papi cherrie, o marido de olhos verdes da minha mãe) e, mais tarde, depois de uma breve passagem na Espanha, fui para o Brasil.

Foi nesse país continente que eu passei grande parte da minha vida, dezoito longos e bons anos vivendo no Nordeste, mais especificamente no histórico estado de Pernambuco, na região metropolitana da cidade do Recife, a capital do dito estado (e, em tempos, a mais importante cidade do país). O lugarzinho que me abrigou foi o município da cidade do Paulista, ou só Paulista mesmo. Sendo mais precisa foi o bairro de Pau Amarelo ou o bairro de Nossa Senhora do Ó (ainda não estou certa quanto ao assunto, muita coisa está em jogo, território e piadas de mau gosto - melhor contar depois). Só posso dizer uma coisa sem medo de errar: eita lugar bom para se morar!

OK! OK! O leitor já deve estar a se perguntar: "como danado uma portuguesa educada no Brasil por um suíço foi parar em Angola?" A respostaé simples "Família, gente! Família" Já explico (ou pelo menos tento explicar a história) mas sem muitos detalhes certo' isso deixamos para mais tarde, por ora a coisa vai toda resumida.

Minha mãe e o meu pai biológico são nascidos em Angola. Pronto, 'tá pronta a salsada. Do menu internacional só falta a ementa da Ásia para completar o cortejo. Mas, quem sabe?, talvez eu chegue lá, se bem que eu não me vejo casada com um chinês, ou um japonês, ou ainda um tailandês, ou quem sabe, talvez, um coreano. Não, não, prefiro um tipão indiano como Hrithik Roshan - ai, ai, eita nóis, homem abençoado de Deus - quem nunca viu o carinha perde admirar um belo exemplar humano e não me referiro só à beleza do corpo mas da beleza que emana dos olhos, uma doçura que cativa.

Sou do tipo que fica comovida com doçuras e beleza. Talvez seja por isso que eu gosto tanto de arte e a aprecio inestimavelmente, a arte é um consolo para o coração, qualquer coisa que acalenta a alma e dá frescor às vistas. Por isso sempre tento manter uma bela música na cabeça para embalar o meu dia, tenho também um quadro que, decerta forma, me trás consolo e inspiração, e também conservo outras lembranças artísticas como construções, filmes, séries e poesias.

A música que me tem acompanhado por bons meses é "Wonderfull Tonight" de Eric Clapton, é uma música linda, romântica e de grande valor sentimental para mim, simplesmente perfeita. O quadro da vez é o "Penitência de Madalena" de Caravaggio, tanto o tema quanto os gráficos da pintura comovem e chamam o coração à angustia e a mente à contemplação, são tons neutros e ao mesmo tempo sombrios e depressivos que convidam à introspecção. Quanto à construção, tenho pensado muito nas construções góticas da antiga Europa, não sei bem qual o motivo, talvez seja o formato ogival tão marcante que reflete exatamente o tamanho da minha aguda dor pela distância de tudo o que eu conhecia e estimava.

Filmes, tenho centenas espalhados pelo cérebro, alguas dezenas muito estimados no coração mas apenas um amado e gravado na alma "E o vento levou..." Mas, por favor, não me façam explicar os motivos da minha paixao por essa história entre Katie Scarlet O'Hara e Rett Butler, uma história de intenso, sincero e orgulhoso amor tão penoso e enterrado pela arrogância que arrancou do meu profundo eu o caixão dos sentimentos escondidos e os deixou espostos para quem tivesse coragem de os mirar. Lindo e inesquecível filme!

Quanto a séries não há ainda muito que dizer. Continuo encantada com 'Desperate Housewives', 'Grey's Anathomy' e 'Privet Practice' e recentemente descobri a leve história 'Legend of the Seeker' (descobri em reprises, prova de que nunca é tarde para se descobrir histórias que passaram).

Podia falar das poesias mas deixa para outra ocasião, um dia em que eu queira falar só nisso. Por agora falei tudo o que eu queria.

A tout a l'heure!

2 comentários:

  1. Pau Amarelo lugarzinho bom ^^
    estamos sentindo a sua falta... bjão e te mais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também estou morrendo de saudades dessa terra de bençãos e felicidade. É um dos lugares onde fui mais feliz em toda a minha vida! Ai! Ai!

      Eliminar